segunda-feira, 28 de julho de 2014

A hora do Chá de Bebê

Mamãe de primeira viagem sempre tem muitas dúvidas, que aos poucos vão sendo esclarecidas. 
Entre elas está o Chá de Bebê ou Chá de Fraldas: fazer ou não? Como fazer?




Depende da vontade dos pais. Organizar o evento pode dar trabalho, como qualquer outra festa, mas é um momento gostoso. Reunir a família, amigos, mostrar a barriga para as pessoas mais próximas.
Geralmente, o chá de bebê é realizado entre o 7º e 8º mês de gestação e a mamãe opta por pedir uma listinha de presentes ou fraldas. Quem opta pelas fraldas pode fazer um estoque e não ter de comprá-las por um bom tempo.
Mas e aí, quantas pedir?
A quantidade de fraldas que um bebê usa pode variar muito. Para ter uma média de quantas pedir, siga o cálculo:
RN: dependendo do tamanho que seu filho nascer, talvez nem use. Por isso, espere as últimas semanas de gravidez para ver se vale a pena ter.
P: 480 fraldas nos dois primeiros meses.
M: 720 fraldas, do terceiro ao sexto mês.
G: 900 fraldas, do sétimo mês até 1 ano.
EG: 1.800 fraldas, de 1 até 2 anos.
O legal é aproveitar o momento, curtir o carinho das pessoas e guardar as melhores lembranças para contar depois, quando o bebê já estiver crescido.

*Com informações da Revista Crescer

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Mitos e verdades sobre cólicas

As cólicas incomodam uma grande parte dos bebês e preocupam os pais, principalmente os de primeira viagem. O mais importante, nesses casos, é seguir as orientações do pediatra, especialmente quanto ao uso de medicamentos.
Abaixo seguem algumas dicas, publicadas pela Revista Crescer, que servem como orientação para papais, mamães e também para a família, principalmente quem gosta de dar ideias, mas que nem sempre ajudam.




Chás ajudam a diminuir a cólica? Segundo os especialistas, não há qualquer comprovação científica de que os chás tenham efeito sobre as cólicas. Eles podem até fazer o bebê parar de chorar, mas é porque a atenção dele foi desviada para uma sensação nova no paladar. Esse seria, como dizem os médicos, um efeito placebo. E como a ingestão de chá (ou de qualquer líquido) pode atrapalhar o sucesso da amamentação no período de aleitamento exclusivo, melhor evitar. E lembre-se: a indicação de qualquer medicamento para cólicas só pode vir do pediatra.

Colocar o bebê para arrotar pode evitar cólicas? Evita outro desconforto para o bebê, semelhante à cólica, que é a retenção daquele ar deglutido na amamentação. Mas a cólica tem origem na ação intestinal. 
A alimentação da mãe tem influência? Segundo os especialistas, não há estudos científicos que comprovem esse efeito. Como acontece com qualquer pessoa e em qualquer fase da vida, a alimentação deve ser pautada pelo bom senso. No entanto, fique de olho. Se você comeu muito chocolate, café ou uma comida pesada e seu filho teve mais gases, é melhor evitar. A experiência de observação é importante nesse período.
A ansiedade dos pais piora o problema? Com certeza, pois deixa o bebê mais agitado, tenso, desconfortável. Certa ansiedade, no entanto, é inevitável. Um bebê novo em casa provoca muitas mudanças. Os pais estão conhecendo o filho e aflições e dúvidas são naturais. Ter consciência disso e de que o choro do bebê é o único recurso de comunicação dele, e não um problema, já é um primeiro passo para aliviar a ansiedade. Os pais também perceberão que a cólica tem horário certo. Assim, a dica é fazer com que o ambiente esteja o mais tranqüilo possível nesse momento. Evitar que muitas pessoas estejam no local e colocar uma música suave pode ajudar a criar um clima mais relaxado. Será bom para os pais e para o bebê.
Fonte e foto: revistacrescer.globo.com

terça-feira, 15 de julho de 2014

Grávida ao volante, pode?

Mamães modernas e independentes, que na maioria das vezes se viram sozinhas com seu próprio automóvel, são muito comuns hoje em dia.
Isso é normal e importante, porque facilita na ida às consultas, organização do quartinho, do enxoval e todos os detalhes que antecedem o nascimento do bebê.
Mas é preciso um cuidado especial ao volante, principalmente quando a barriga começa a ficar maior!


Até quando grávida pode dirigir?
De acordo com uma reportagem da Revista Crescer, não há uma recomendação do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) que estabeleça em qual momento da gravidez a mulher deve deixar o veículo na garagem. Quem deve decidir isso é a grávida, junto com o obstetra.

No entanto, é comum que os especialistas orientem que o mais adequado é dirigir até o oitavo mês. “Se a barriga estiver muito grande, diante de qualquer freada, há risco de que ela se choque com o volante. Mesmo uma batida de menor intensidade pode causar descolamento da placenta ou rompimento da bolsa”, explica Ana Paula Beck, obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). Por conta disso, se o seu automóvel tiver volante regulável, coloque-o de modo que fique distante da sua barriga. Se você tem o hábito de usar uma almofada atrás das costas, para aliviar o desconforto da coluna, saiba que essa medida é contraindicada, já que aumenta a aproximação do corpo em relação à direção. E claro: é essencial usar o cinto de segurança de três pontas.
*Foto e algumas informações do site da Revista Crescer.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

O primeiro contato entre mãe e filho



O programa Bem Estar de ontem apresentou uma reportagem especial, emocionante e muito importante sobre o parto.
O momento é único e por isso deve ser tratado com carinho, respeito e com um tempo especial, sem deixar de estreitar os laços entre mãe e filho.
Por isso, uma portaria do Ministério da Saúde pode permitir que esse momento tão importante, dure um pouco mais.

Depois do parto, o encontro da mãe com o bebê deve acontecer o quanto antes. Na primeira hora de vida, a prioridade é estreitar ainda mais esses laços, já que o contato e o afeto são muito importantes para a saúde dos dois.


Veja a reportagem http://glo.bo/1rXYKwI